Aumentar seu tráfego orgânico com Google Web Stories é sempre um desafio. Muitas pessoas me perguntam como consegui tanto tráfego com web stories e como faço para “aparecer” no Google Discover.
Vou tentar passar a visão que eu tive quando li as diretrizes do Google Discover e porquê você deveria fazer o mesmo. Talvez você tenha que sair ou pouco do seu nicho, mas será bom caso você trabalhe com sites monetizados com Google Adsense.
Como funciona o Google Discover
Vou direto ao assunto para esclarecer o máximo possível pra você. O Google Discover é a “pesquisa sem pesquisa” como eles memos dizem nas diretrizes.
Ou seja, o conteúdo que aparece no Google Discover pra você é o que você pesquisou nas buscas do Google. É como se o algoritmo do Google guardasse os assuntos que você pesquisou para te mostrar posteriormente no feed do Discover.
Por isso o nome “pesquisa da pesquisa” entendeu? Eles fazem uma pesquisa do que você pesquisou e te entregam este conteúdo no Discover, simples assim!
Então, raciocinando, se você quer fazer web stories, que é a ferramenta mais fácil para entrar no discover atualmente, o que você deve fazer? Você deve publicar conteúdo já pesquisado no Google pelo seu público.
Esta é definitivamente a forma mais rápida para viralizar no Discover com seus Webstories.
E como você encontra os assuntos mais pesquisados do dia? Através do Google Trends! É lá que estão os assuntos mais pesquisados do Google.
Você já viu seu Google Discover hoje e percebeu que o conteúdo é relacionado com as suas pesquisas? Então, se uma pesquisa sobre um assunto está em alta no Google Trends, imagine a quantidade de Web Stories relacionados a estes assuntos poderão ser exibidos no Discover.
Mas tem uma dica que preciso dar a vocês. Geralmente, quando eu faço um web storie, ele pode demorar a entregar apenas algumas horas, outras vezes depois de alguns dias. Por quê isso acontece?
Acontece pois o algoritmo de “pesquisa sobre pesquisa” tem um cronograma pra acontecer. Entenda isso: Primeiro acontece a pesquisa (feita no Google), depois a pesquisa da pesquisa (feita pelo Discover).
O Discover de alguma forma verifica as pesquisas e busca os web stories relacionados a estas pesquisas e começar a entregar. A entrega acontece depois!
Esses dias eu fiz um teste e pequisei no Google sobre “5 Dicas de SEO para Blogs” e, exatamente no outro dia, começou a exibir stories sobre todo tipo de “5 dicas de SEO…” no Discover. Veja o print abaixo:
E o Google Trends é perfeito pra isso pois, ele mostra os tópicos mais pesquisados de hoje, de ontem, da última semana, do último mês.
Como funciona o Google Trends para Web Stories?
Hoje é dia 20/06/2023 e os 3 primeiros assuntos nas pesquisas são: Paulo Roberto Martins, Japão x Peru e Coreia do Sul. Estas são pesquisas novinhas, feitas agora no Google.
Muito provavelmente este assunto só deve começar no discover daqui a 24 horas.
Mas se você rolar a página pra baixo e der uma olhada nas pesquisas feitas no dia 19/06/2023 (ontem) você vai perceber que o dia já fechou e você sabe o que as pessoas mais pesquisram e o que publicar nos seus web stories. Veja:
E se você abrir um desses assuntos que alta tendência de pesquisas feitas no dia anterior o Google Trends ainda vai te mostrar as palavras chaves mais pesquisas relacionadas ao assunto. Veja:
Eu convido a você a fazer um tour pelo Google Trends para conhecer melhor esta ferramenta que é muito últil para quem quer trabalhar com Google Discover.
User o Gerador de Web Stories para pulicar mais rápido sobre os assuntos que já foram pesquisados no dia anterior. Busque no Google Trends os assuntos relacionados ao seu nicho (se você trabalha com site nichado) e faça o teste. Não pare. Mantanha a constância.
Um simples web stories que você cria hoje e não pega tráfego imediato pode viralizar em 7 dias ou 15 dias pois ele entra na fila de entrega daquele determinado assunto.